Vai ter mulher sim nas ciências exatas e na engenharia!

A 14ª FEBRACE – Feira Brasileira de Ciências e Engenharia ocorreu entre os dias 15 e 17 de março de 2016 nas dependências da Escola Politécnica da USP. Ela é considerada uma das maiores feiras brasileiras para estudantes pré-universitários. 

Sempre com projetos científicos e de engenharia muito interessantes feitos por estudantes que estejam entre os últimos dois anos do Ensino Fundamental e o Ensino Médio, ainda há pouca participação de meninas nos projetos das áreas de Engenharia e de Ciências Exatas.

Com o objetivo de incentivar meninas e mulheres a se interessarem por ciências exatas, tecnologia e engenharia, ano passado o PoliGen instituiu dois prêmios na FEBRACE: Prêmio "Anna Frida Hoffman" e Prêmio "Marília Chaves Peixoto".

  O Prêmio "Anna Frida Hoffman" foi atribuído para dois projetos na área de engenharia, um individual e outro em grupo. O nome do prêmio foi dado em homenagem à primeira mulher a se graduar na Escola Politécnica de São Paulo como engenheira química na turma de 1928. Foi a primeira mulher contratada pelo IPT para trabalhar na área técnica em 1935.

 

 

 

 

 

Já o Prêmio "Marília Chaves Peixoto" foi atribuído para dois projetos na área de exatas, um individual e outro em grupo. O nome do prêmio foi dado em homenagem à primeira mulher doutora em matemática no Brasil. Também foi primeira mulher a ingressar na Academia Brasileira de Ciências no ano de 1951, devido a grande repercussão internacional de seus trabalhos em conjunto com o marido sobre funções convexas. 

 

 

Larissa Thomas Diniz, de Campo Bom em Rio Grande do Sul, desenvolveu um estudo chamado "Sustentabilidade Vertical e Reaproveitamento de águas cinzentas" e foi condecorada com o Prêmio "Anna Frida Hoffman". Ela também foi 3º Lugar em Engenharia na FEBRACE e, por isso, recebeu credenciamento para a MTEP – Mostra Técnica de Projetos da Escola Arte de Educar e CEB em Imperatriz - MA.

 

 

 

 

Já as meninas Márcia Cunha dos Santos e Carolina Rosa Kelsch de Novo Hamburgo, também do Rio Grande do Sul trabalharam em um localizador vascular chamado por elas de Venus. Foram condecoradas com o Prêmio "Anna Frida Hoffman". Receberam ainda o 1º Lugar em Engenharia e foram escolhidas para representar o Brasil na Intel ISEF, que é tida como a maior Feira Internacional de Ciências e Engenharia para estudantes pré-universitários.

 

 

 

 

Nayonara Yasmin Alves da Silva, de Mossoró - RN, foi contemplada com o Prêmio "Marília Chaves Peixoto" por seu estudo "Estudo da Retardação da Oxidação Lipídica do Biodiesel de Sebo Bovino através de Antioxidantes naturais a partir da Casca da Batata (SOLANUM TUBEROSUM)". Seu projeto também foi escolhido como o 3º lugar em Ciências Exatas e da Terra na FEBRACE e, por isso, recebeu credenciamento para a 31ª MOSTRATEC em Novo Hamburgo - RS

 

 

 

Com o "Estudo de Adsorção de Metais Traço em Hidroxiapatita", o grupo de meninas Juliana Nunes de Moura Ferracioli, Lorenna Conti Loffredo Luscura França da Silva e Ana Luiza de Oliveira Ramalho, do Rio Janeiro, foi contemplado com o Prêmio "Marília Chaves Peixoto". Ainda receberam o 4º lugar em Ciências Exatas e da Terra na FEBRACE.

Parabéns a todas as contempladas e que esse seja o início de uma brilhante carreira nas Engenharias e nas Ciências Exatas!

Tipo de conteúdo: 
Publicidade: 
Público