Fortalecimento da Identidade Negra

A FEBRACE – Feira brasileira de ciências e engenharia – edição 2015, contou com um rico projeto na área de Ciências Humanas intitulado “FORTALECIMENTO DA IDENTIDADE NEGRA E QUILOMBOLA EM ANTONIO CARDOSO- BAHIA”.

Segundo o Censo Demográfico realizado pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), em 2010, Antônio Cardoso (Bahia) é o município de todo o Brasil em que a maioria da população se reconhece como negra. Há pelo menos sete comunidades quilombolas que necessitam ser investigadas e aprofundar o conhecimento da história dessas comunidades é salutar importância, tanto para compreender o seu legado histórico, como para identificar as rupturas e permanências deixadas pela instituição escrava tanto na memória quanto nas relações cotidianas.

Toda identidade é construída social e historicamente. A adoção de uma determinada identidade social geralmente visa a múltiplos objetivos: autoproteção, defesa de interesses, reversão da proteção, etc. Nesse sentido, todas as identidades sociais são ou podem ser instrumentalizadas politicamente, ou seja, serão utilizadas direta ou indiretamente visando a determinados fins (SANTOS).

Basicamente, é isso o que ocorre com as identidades no caso brasileiro e com as identidades negras em particular. Por que é raro ouvirmos falar em identidade branca? A resposta é simples: porque é a identidade racial hegemônica em nosso país. Para aqueles que veem a si mesmo como brancos, pertencer a esta identidade significa ver sua imagem espelhada e irradiada positivamente em todas as novelas transmitidas na televisão; nas propagandas; no cinema; nos livros didáticos; nas capas e interior das revistas. Os ganhos simbólicos para a autoestima das crianças, adolescentes e adultos brancos revertem em prestígios sociais e econômicos. Ser branco é, em si mesmo, um atributo de ascensão social. O contrário ocorre com os negros. A vigência do racismo, aliada à baixa estima do grupo, conspiram para seu fracasso social. Daí o investimento feito pelos movimentos negros e programas governamentais na consolidação da identidade negra positiva, afirmada e dialógica. Políticas de ação afirmativa e todas as demais políticas de promoção da igualdade racial objetivam, sobretudo, mudar os termos de representação social dos negros a fim de gerar, em um futuro não muito distante, condição para uma real equidade entre todos os grupos (SANTOS).

Diante dessa abordagem tão rica e de um tema tão frutífero a comissão organizadora da Feira agraciou o projeto com inúmeros prêmios sendo, o principal deles, o campeão da categoria e a indicação para representação do Brasil em uma Feira Científica Internacional.

   

REFERÊNCIAS

SANTOS, Marcio André dos. Negritudes posicionadas: as muitas formas da identidade negra no Brasil. Mestre em Ciências Sociais/UERJ. Doutorando em Ciência Política no IESP/UERJ.

http://www.youtube.com/watch?v=3yLCxABazYU

Tipo de conteúdo: 
Publicidade: 
Público