Valorizando o gênero feminino nos projetos de Engenharia e Exatas na FEBRACE

Entre os dias 17 e 19 de março de 2015 aconteceu a 13ª FEBRACE – Feira Brasileira de Ciências e Engenharia. Considerada uma das maiores feiras brasileiras para estudantes pré-universitários, a FEABRACE ocorre anualmente nas dependências da Escola Politécnica da USP

Os projetos são avaliados por uma comissão julgadora e os/as autores/autoras dos melhores trabalhos ganham prêmios, sendo que nove projetos são selecionados para representar o Brasil na Feira Internacional de Ciências e Engenharia da Intel (Intel ISEF), que, em 2015, ocorre em Pittsburgh, Pennsylvania (EUA), de 10 a 15 de maio.

Com o objetivo de incentivar meninas e mulheres a se interessarem por ciências exatas, tecnologia e engenharia, o PoliGen instituiu dois prêmios na FEBRACE 13: Prêmio "Anna Frida Hoffman" e Prêmio "Marília Chaves Peixoto".

O Prêmio "Anna Frida Hoffman" foi atribuído para dois projetos na área de engenharia, um individual e outro em grupo. O nome do prêmio foi dado em homenagem à primeira mulher a se graduar na Escola Politécnica de São Paulo como engenheira química na turma de 1928 (leia mais sobre a história da Poli).

Já o Prêmio "Marília Chaves Peixoto" foi atribuído para dois projetos na área de exatas, um individual e outro em grupo. O nome do prêmio foi dado em homenagem à primeira mulher a ingressar na Academia Brasileira de Ciências no ano de 1951, devido a grande repercussão internacional de seus trabalhos em conjunto com o marido sobre funções convexas (leia mais sobre a história de Marília).

Érika Mayumi Saito Tagima, de 18 anos, finalizou no ano passado o Curso Técnico em Mecatrônica no Instituto Federal de São Paulo - Campus Bragança Paulista.

Desenvolveu o projeto "Ensino do método braille utilizando tecnologia de dispositivos móveis" e foi condecorada com o Prêmio "Anna Frida Hoffman".

A dupla de meninas Maysa Alves Cota Araújo (de 17 anos) e Bárbara Alessandra de Freitas (de 19 anos) fizeram seu Curso Técnico em Edificações na CEFET - Minas Gerais.

Receberam o Prêmio "Anna Frida Hoffman" em reconhecimento ao destaque com seu projeto "Avaliação preliminar da resistência de tijolos de solo-cimento por meio da condutividade elétrica".

Com apenas 14 anos e cursando o 9º ano do Ensino Fundamental em Imperatriz, no Maranhão, Caroline Vieira de Sousa já desenvolveu o projeto "Estudo fitoquímico para identificação de metabólicos secundários em extrato alcoólico da raiz, caule, folhas e frutos do Piper tuberculatum (Jacq.): pimenta de macaco" na área de química.

Foi agraciada com Prêmio "Marília Chaves Peixoto".

O Prêmio "Marília Chaves Peixoto" também foi atribuído para a dupla de meninas Mariana da Silva Chermont (de 16 anos) e Bruna Luzia Almeida Rodrigues (de 18 anos).

Elas desenvolveram o projeto "AutoGuardian: monitoramento e análise de dados automobilísticos para simulação de sinistros", durante seu Curso Técnico em Informática no Instituto Federal De Mato Grosso do Sul - Campus Nova Andradina.

Esperamos que as contempladas com os prêmios sejam muito bem sucedidas em suas carreiras e que façam contribuições tão relevantes quanto às mulheres que batizaram os prêmios.

Tipo de conteúdo: 
Publicidade: 
Público