II EME - Encontro de mulheres estudantes

Nos dias 17, 18 e 19 do mês de outubro, irá acontecer o II Encontro de Mulheres1 Estudantes da USP.  Esse encontro está sendo organizado pela Frente Feminista da USP e tem como objetivo estreitar os laços entre as mulheres e aprofundar debates sobre a opressão e violência que as mulheres sofrem dentro e fora da universidade.

Teremos espaços de grupos de discussão, mesas, oficinas, atividades culturais e interativas, para nos aprofundarmos sobre as diferentes realidades das mulheres e das opressões vividas por elas e sobre a luta que temos que travar para enfrentá-las. Consideramos esse momento fundamental para orientar a atuação do movimento feminista da USP, estabelecendo resoluções sobre nossas reivindicações, campanhas políticas e métodos dentro da universidade.

Dada a sua importância, convidamos todas as mulheres estudantes, da graduação, pós, dos cursinhos populares, da escola de aplicação a construírem conosco esse encontro. O convite se estende às entidades comprometidas com a luta das mulheres dentro da USP. Mulheres de fora da USP também estão convidadas para o Encontro, em caráter de observadoras (sem direito a decisão na plenária final).

Além disso, consideramos importante fortalecer a nossa relação com as mulheres trabalhadoras da USP, de forma que as convidamos também para estarem presentes na construção do encontro para que suas pautas e debates também cheguem às estudantes.

Gostaríamos, também, de utilizar esse espaço para afirmar que mulheres trans e travestis serão bem-vindas nas reuniões de construção do encontro e poderão participar de espaços do Encontro (e de outros futuros espaços auto-organizados da Frente Feminista), com exceção daqueles que tratarem diretamente de questões quanto ao corpo da mulher designada mulher ao nascimento (como aborto, saúde da mulher, maternidade compulsória, etc) e daqueles sobre a mulher lésbica ou estupro (quando haverá dois espaços, um seguido do outro, para contemplar tanto as questões das mulheres designada mulheres ao nascer, quanto as questões das mulheres trans e travestis). Essa foi uma resolução tirada pela Frente Feminista após uma série de reuniões a respeito da questão da identidade de gênero e a Frente se coloca à disposição de responder quaisquer dúvidas à respeito.

Nota: 1 Aqui, a palavra mulher também se refere à pessoas lidas como mulheres, mesmo contra vontade, e que por isso sofrem misoginia (de forma que incluímos também pessoas de identidades não-binárias).

mais informações: http://emeusp.wordpress.com/

Local: 
USP
Quando: 
sexta-feira, 17 Outubro, 2014 - 00:00 to domingo, 19 Outubro, 2014 - 01:00
Categoria: