Poli recebe lançamento nacional do filme Girl Rising

A Escola Politécnica da USP receberá, no dia 14 de agosto de 2013, a exibição do documentário Girl Rising, que apresenta história de mulheres e meninas de diversas partes do mundo, e o poder da educação na modificação da realidade destas mulheres. O evento é coordenado pelo Grupo de Estudos de Gênero da Poli-USP, PoliGen, e conta com o apoio da Intel. Girl Rising é um filme inovador, proposto pela Intel e dirigido por Richard Robbins, que conta as histórias de nove garotas de nove países, escritas por nove escritores famosos e narrada por atrizes renomadas. Os casos apresentados nos filmes apresentam a força do espírito humano e o poder da educação para mudar o mundo.

O objetivo do evento é debater, a partir da exibição do filme, as questões relacionadas ao gênero e à mulher. O grupo PoliGen discute a questão de gênero na academia e, a partir de seus debates, chegou a este projeto da Intel, que discute essa mesma questão pelo ponto de vista de como mudar as desigualdades de gênero. “O enfoque deles é o empoderamento da mulher através da educação. Existem várias saídas no mundo e eles escolheram isso como uma saída em que vale a pena investir, daí a produção deste documentário, para dar visibilidade a esse tipo de iniciativa, apontando que dá resultado, que isso é válido”, explica a engenheira civil e mestranda da Poli/USP, Haydée Svab, uma das idealizadoras e integrantes do grupo.

A professora da Escola Politécnica, Cíntia Borges Margi, do Departamento de Engenharia de Computação e Sistemas Digitais, explica que o Filme expõe a necessidade de se investir na educação das mulheres, porque elas são pontos de multiplicação, fonte de transformação social. “Exatamente por estar muito ligada à família, investir na educação da mulher acaba dando muito mais resultado na superação da pobreza. Precisaríamos ter educação para todos, mas como há uma desigualdade, o filme coloca que investir na educação da mulher é extremamente estratégico para a superação de várias outras questões, como por exemplo a pobreza”.

O PoliGen começou com uma discussão sobre A Mulher no Mundo Digital promovida em 8 de março de 2012. A partir de então, foram realizadas reuniões mensais de discussões de temas relacionados à questão de gênero. “Em 2013 buscamos parceiros tanto do lado do lado acadêmico, quanto do lado industrial para falar do papel da mulher não só na academia, mas como no mercado de modo geral. Nessas buscas, contatamos a Intel - o setor de responsabilidade social - que demonstrou interesse em fazer o lançamento do filme no Brasil associado a um grupo relacionado à educação da mulher”, conta Cintia. O objetivo deste evento é levantar esta temática e apresentar as diferentes realidades de mulheres e meninas em diversas partes do mundo.

O evento será realizado às 11h30 do dia 14 de agosto, no auditório Professor Francisco Romeu Landi, no Edifício Mário Covas Jr., prédio da administração da Escola Politécnica da USP. O endereço é Avenida Prof. Luciano Gualberto, travessa 3, número 380. Haverá tradução simultânea. É necessário confirmar presença pelo e-mail eventos@poli.usp.br.

Fonte: http://www3.poli.usp.br/pt/comunicacao/noticias/1301-poli-recebe-lancamento-nacional-do-filme-girl-rising.html

Tipo de conteúdo: 
Publicidade: 
Público